O tratamento endodôntico (canal) e a saúde dos seus dentes

June 25, 2018

Saiba o que é, as causas e o tratamento de bruxismo

Saber o que acontece com o seu corpo durante uma noite de sono é muito difícil. Diante disso, muitas pessoas não conseguem identificar que possuem o bruxismo, uma doença que atinge grande parte da população brasileira, conforme dados da Organização Mundial da Saúde.

O bruxismo é caracterizado pelo hábito involuntário de ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa ação pode causar sérios problemas à saúde bucal das pessoas e seu tratamento deverá ser acompanhado por uma dentista. Essa doença pode se manifestar em qualquer pessoa, sendo possível até mesmo em crianças.

Sintomas

Os principais sintomas de bruxismo são desgastes e fraturas dos dentes, que podem causar sensibilidade dentária, dores de cabeça, pescoço e nos músculos que envolvem mastigação; disfunções da articulação temporomandibular (ATM); estalos ao abrir e fechar a boca e alteração do sono.

Bruxismo, eu tenho?

Existem algumas maneiras de descobrir se você tem bruxismo. Dentre elas, estão ir ao dentista ou submeter ao exame de polissonografia, que avalia a qualidade do sono e possíveis distúrbios enquanto se dorme. Quando seus dentes estão desgastados, danificados ou sensíveis o diagnóstico se torna mais fácil.

Tratamento

O tratamento dependerá da origem do problema, dos danos causados e da avaliação especializada. Em alguns casos, o bruxismo tem origem emocional, como estresse e ansiedade, e isso exigirá, além do acompanhamento de um dentista, a supervisão de outro profissional, o psicólogo.

O dentista pode indicar desde o uso de placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, aplicação de toxina botulínica (botox) para relaxamento do músculo masseter responsável pelo travamento dos dentes, ou a utilização de um aparelho ortodôntico, neste caso, quando a doença já tenha causado um problema de alinhamento de mordida (má oclusão).