Please reload

Posts Recentes

O tratamento endodôntico (canal) e a saúde dos seus dentes

June 25, 2018

1/7
Please reload

Posts Em Destaque

O uso diário de antisséptico bucal é correto? Tire essa e outras dúvidas sobre o uso de enxaguante

Para manter a saúde bucal é importante ter cuidados com os dentes. Assegurar uma boa escovação, utilizar fio dental são alguns dos procedimentos diários que ajudam conservar os dentes limpos e protegidos. No entanto, o uso do antisséptico bucal também precisa estar presente na preservação e higienização da boca.

 

O antisséptico, popularmente conhecido como enxaguante, oferece a sensação de hálito fresco e protege contra as cáries, além de ser responsável por agir contra as bactérias e germes que acabam ficando após a escovação.

 

Entretanto, por falta de informações muita gente acaba ignorando o uso deste produto, ou usando de forma exagerada. Esses erros são comuns e muito prejudicial a saúde bucal.

 

Frequência e como usar

 

A frequência do uso varia de pessoa para pessoa e alguns casos o uso deve ser feito sobre prescrição de um especialista, como, por exemplo, paciente que está tratando de uma doença periodontal.

 

O uso do enxaguante bucal deve ser realizado após a escovação e o uso do fio dental. Normalmente, a aplicação do antisséptico é realizada duas vezes ao dia, em uma quantidade de 10 a 20 ml, com tempo de aplicação de 30 a 60 segundos.  

 

Tipos de antisséptico

 

Os antissépticos costumam ser divididos principalmente em quatro tipos: a base de gluconato de clorexidina; óleos essenciais, como eucaliptol, mentol e salicilato de metila; flúor e cloreto de cetilpiridínio.  

 

Diante desta diversidade, as pessoas devem pedir orientação ao seu dentista , que irá indicar o produto que melhor atende as necessidades e as condições clínicas de cada paciente.

 

Mau hálito:

 

Muitas pessoas associam a sensação de refrescância do enxaguante bucal com a eliminação do mau hálito. O produto contribui por aproximadamente 30 minutos deixando um cheiro agradável na boca, no entanto, apenas uma boa escovação e uma higienização bem feita pode eliminar o odor.

 

Utilizar em crianças:

 

A aplicação em crianças deve ser realizadas sob recomendação de profissional. O  odontopediatra irá avaliar a necessidade e pode indicar o uso de um antisséptico específico para os pequenos.

 

Dicas importantes:

  • Antes de comprar qualquer produtos consulte o seu dentista

  • O uso de antissépticos não substitui em hipótese alguma a escovação

  • Fique atento com  produtos vendidos na internet sem o registro da ANVISA

 

Gostou deste blogpost? Então deixe seu comentário. A Odontologia Avançada Allegro é uma clínica odontológica no Vila da Serra com estrutura moderna, dentistas especializados e equipamentos de ponta. Agende sua consulta.

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Siga