Estacionamento Gratuito

Segunda a sexta-feira: 8 às 18 horas

Sábado: 8 às 11 horas

© 2019 Odontologia Avançada Allegro | Desenvolvido por Agência Ápice

O tratamento endodôntico (canal) e a saúde dos seus dentes

June 25, 2018

Profilaxia: tudo que você precisa saber sobre esse procedimento obrigatório

Sabemos que a escovação diária e o uso de fio dental são essenciais para manter a limpeza dentária e a saúde bucal. Contudo, o que poucas pessoas sabem é que isso não é suficiente.

Para garantir a higienização e a saúde dos dentes com eficácia, a limpeza dentária realizada por dentista é obrigatória. A profilaxia, como é conhecida, é realizada com auxílio de produtos específicos, e é responsável pela remoção de placa bacteriana e tártaro presente nos dentes. Entenda tudo sobre esse procedimento:

Como é feita a limpeza dental?

Geralmente, os dentistas realizam quatro etapas ao longo da limpeza dental, são elas: a tartarectomia, jateamento de bicarbonato de sódio, escovação profissional e aplicação de flúor.

A primeira e segunda etapa tem como objetivo remover o tártaro e a placa bacteriana presente nos dentes e nas raízes. Para realizar este procedimento, o dentista utiliza a tartarectomia (com auxílio de ultrassom ou manualmente com curetas específicas) e o jateamento de bicarbonato de sódio (essencial para remover a placa bacteriana, que deixa o dente escurecido).

Após retirar toda a placa e o tártaro, o dentista realiza a técnica da escovação profissional, com o auxílio de equipamentos específicos e um creme dental profissional (o objetivo é devolver o polimento e lisura dos dentes). Por fim, é aplicado flúor, que ajuda a fortalecer os dentes, evitando o surgimento de cáries e outras doenças.

Periodicidade

A limpeza dos dentes deve ser feita a cada seis meses. Com tudo, em casos específicos, o procedimento deve ser realizado a cada três meses ou de acordo com a orientação do dentista.

Benefícios

Com a limpeza dentária, o paciente reduz significativamente as possibilidades de desenvolver problemas, como: cáries, gengivite, periodontite, (saiba mais sobre essas doenças). Além disso, o seu sorriso fica mais branco, eliminando manchas causadas pela placa bacteriana e pelo tártaro.

Gostou deste blog post? Então deixe seu comentário. A Odontologia Avançada Allegro é uma clínica odontológica no Vila da Serra com estrutura moderna, dentistas especializados e equipamentos de ponta. Agende sua consulta.