Periodontia: entenda a importância do tratamento que evita doenças na gengiva

Assim como em todos os tratamentos dentários, a prevenção e o diagnóstico precoce podem auxiliar e evitar problemas ainda mais sérios para a saúde bucal. Na odontologia, esses cuidados ajudam no tratamento da periodontia, uma especialidade da odontologia que trata das doenças na gengiva.

O tratamento de periodontia evita a doença periodontal, que prejudica desde a gengiva até o osso de sustentação dos dentes. Existem três classificações para a doença, que são: gengivite, periodontite e periodontite avançada. Esses estágios são causados pela má higienização, hábitos de fumar, comer doces, gravidez e doenças sistêmicas. Longos períodos sem ir ao dentista fazem o caso se agravar, podendo levar uma simples gengivite a um quadro de periodontite leve ou grave, causando danos irreversíveis como a perda óssea (mobilidade dentária).

Gengivite

Gengivite, considerado o estágio inicial da doença periodontal (gengiva vermelha e podendo ter sangramento), é uma inflamação na gengiva. É o estágio mais fácil de ser tratado, mas a falta desse tratamento pode progredir e causar complicações mais graves.

Periodontite

É uma doença periodontal infecciosa e bacteriana. Esta doença é a fase progressiva da gengivite, que atinge os tecidos de suporte dos dentes, como o osso e o ligamento. Ocorre quando a gengivite não é tratada, o sangramento e mau hálito são sintomas associados.

Periodontite avançada

Nesse estágio mais avançado da doença periodontal, as fibras e o osso de suporte dos dentes são afetados, prejudicando a mordida, alimentação e a comunicação da pessoa. O paciente diagnosticado com periodontite avançada pode ter que extrair os dentes. Sintomas como sangramento, mau hálito e mobilidade sempre estão associados.

Essas doenças, citadas acima, são causadas por bactérias e principalmente por falta de cuidados com os dentes. Para evitar esses problemas não deixe de ir ao dentista frequentemente. Cuide de sua saúde bucal.