Conheça a importância em cuidar dos dentes de leite das crianças


A importância em cuidar dos dentes de leite das crianças

Apesar de não serem definitivos, os dentes de leite também precisam de cuidados. São eles, os responsáveis por preparar a criança para receber os dentes permanentes. Os primeiros dentinhos também desempenham funções importantes na infância, ajudando seu filho a morder e mastigar alimentos, além de desenvolver corretamente a fala.


Sabemos que nesta fase de formação dos dentes muitas país ficam com dúvidas. Pensando nisso, separamos algumas informações e curiosidades sobre os dentes de leite das crianças. Confira:



Primeira visita ao dentista

Naturalmente, os dentes começam a nascer com apenas seis meses de idade. Após surgimento do primeiro, é importante o acompanhamento de um dentista. A primeira visita do bebê ao odontopediatra serve para que os pais possam entender porque os cuidados com a saúde bucal devem começar logo no início da vida.

Os pais receberem orientações quanto a alimentação, a maneira correta para escovar os dentes da criança, o tipo de escova ideal e o creme dental que deve ser utilizado.



Quando começar a limpeza dos dentes de leite


Com a finalidade de se estabelecer desde cedo o hábito da higienização, a higiene bucal do bebê deve começar a partir do nascimento da criança. A orientação é limpar com uma fralda de pano umedecida em água filtrada ou fervida.


A higiene bucal deve ser feita diariamente entre as amamentações ou refeições, sempre respeitando a faixa etária da criança. Quando mais cedo esse hábito for implementado melhor, pois quando eles estiverem mais velhos, já estarão acostumados que tem um horário para realizar essa higiene.



Como evitar o trauma em ir ao dentista


Além de garantir e proteger a saúde bucal, o acompanhamento do dentista ainda nos primeiros anos de vida permite a quebra de um trauma muito comuns entre as pessoas. Quando as crianças são levadas ao dentista desde cedo, muitas vezes ainda bebês, o consultório se torna algo familiar, que faz parte da vida delas. Com isso, elas não têm motivo para ter medo.



Dentição completa


Na grande maioria dos casos, entre 2 anos e meio e 3 anos, todos os dentes de leite da criança já terão nascido. No total são dez dentes na arcada superiores e mais dez na arcada inferior.



Troca de dentes


Os dentes de leite começam a serem substituídos pelos permanentes por volta dos 6 anos. Os primeiros são os de baixo, anteriores. Eles costumam amolecer até que caiam sozinhos ou fiquem “por um fio”, bastando uma leve puxadinha para soltar.


Existem alguns casos, considerados raros, que ele fica mole por muito tempo e não quer saber de cair, pode ser necessária a ajuda de um odontopediatra. A troca completa dura até os 12 anos da criança. Aqui na Odontologia Avançada Allegro temos profissionais especializados, proporcionando um atendimento adequado e uma experiência agradável com técnicas específicas para bebês e crianças.


Gostou deste blogpost? Então deixe seu comentário. A Odontologia Avançada Allegro é uma clínica odontológica no Vila da Serra com estrutura moderna, dentistas especializados e equipamentos de ponta. Agende sua consulta.


#Dentedeleite #Odontopediatria #Dentedecriança

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square