Please reload

Posts Recentes

O tratamento endodôntico (canal) e a saúde dos seus dentes

June 25, 2018

1/7
Please reload

Posts Em Destaque

Bebidas e alimentos estão causando dor? Você pode estar com sensibilidade nos dentes.

 

Se ingerir alimentos e bebidas quentes, frias, doces ou muito ácidas deixam seus dentes doloridos, você pode estar sofrendo com a hipersensibilidade, popularmente conhecida como sensibilidade nos dentes. Esse problema está presente na vida de três em cada 10 brasileiros, conforme aponta pesquisa encomendada pela Sensodyne.

 

A sensibilidade é um incomodo causado pela exposição dos tubos dentinários, a chamada dentina. Isso acontece por causa da perda do esmalte ou retração da gengiva, que são as camadas que protegem os dentes.

 

A ausência de proteção faz com que os nervos dentários se irritem com maior facilidade por determinados estímulos externo (bebidas geladas ou quentes, por exemplo), causando uma dor aguda breve, característica da hipersensibilidade.

 

Causas

 

A sensibilidade nos dentes pode ser causada por uma série de fatores, que contribuem para o desgaste das camadas que protegem os dentes. Dentre eles, os mais comuns são: escovação inadequada, escova desgastada ou inapropriada, produtos de clareamento não adequados e doenças bucais não tratadas.

 

Sensibilidade nos dentes é uma doença?

 

A sensibilidade não é uma doença, mas não deve ser ignorada. Já que os dentes sensíveis podem levar a outros problemas de saúde bucal, especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis à cárie e doenças, como bruxismo e a gengivite, que abrem caminho para a sensibilidade.

 

Quando procurar o dentista?

 

Se você sofre com sensibilidade nos dentes, é imprescindível procurar ajuda de um especialista. O dentista irá analisar o seu caso e descobrir a origem do seu problema, que pode esta associado a escovação excessiva, má higiene bucal, ou até mesmo a doenças odontológicas.  

 

Tratamento

 

O tratamento dependerá exclusivamente da avaliação especialista. No entanto, o processo para a redução da sensibilidade requer vários procedimentos, que podem ser realizados tanto em consultório como em casa, após orientação do dentista.

 

No tratamento realizado em casa, o especialista pode indicar ao paciente uma rotina de escovação adequada e a melhor maneira de cuidar dos dentes sensíveis, como a frequência  e o momento correto de escovar.  Além disso, o dentista pode orientar a trocar do creme dental  para um em que seja específico para o tratamento.

 

Os procedimentos realizados em consultórios são específicos para recuperar a proteção do esmalte e da retração dentária. O profissional pode tratar esse problema com uma selagem ou até mesmo o tratamento de canal, isso em casos mais extremos.

 

Alimentos que estimulam a sensibilidade?

 

Além dos alimentos gelados ou muito quentes, os que possuem muita acidez estimulam a sensibilidade dos dentes. Dentre eles estão: cerveja, tomate, maçã, catchup, refrigerante, vinagre, café e limão.

 

Gostou deste blogpost? Então deixe seu comentário. A Odontologia Avançada Allegro é uma clínica odontológica no Vila da Serra com estrutura moderna, dentistas especializados e equipamentos de ponta. Agende sua consulta.

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Siga