Afta: saiba como se prevenir e o tratamento para esse problema

Todos nós sofremos em algum momento com aftas, que geralmente aparecem nos lábios, língua ou gengivas. Este problema costuma provocar muitas dores e desconforto nas pessoas.

A afta é uma doença inflamatória sem causa totalmente identificada. Ela é caracterizada por feridas superficiais com fundo amarelo esbranquiçado. Algumas pessoas têm após uma infecção de garganta, estresse ou alguma outra situação em que a imunidade fica baixa.

Outro motivo que pode contribuir para o surgimento de aftas são acidentes como mordidas, traumas após instalação de próteses recentes ou durante a adaptação de aparelhos ortodônticos fixos, escovação excessiva ou muito forte, carência de vitaminas, reações alérgicas as bactérias bucais ou doenças inflamatórias do sistema digestivo.

Existe prevenção para aftas?

Não existe uma forma de definitiva, mas algumas medidas podem ajudar a minimizar o problema de afta, como cuidados com a alimentação. Pessoas mais sensíveis e que tem recorrência ao surgimento dessa inflamação, devem evitar alimentos cítricos como abacaxi, laranja, kiwi, limão ou até mesmo tomate, pois eles propiciam o aparecimento dessas feridas na boca.

Como cuidar?

As aftas tendem a desaparecer depois de uma semana. No entanto, para um alívio temporário, pode se aplicar pomadas analgésicas. Outra maneira indicada para o tratamento das aftas é a laserterapia que pode eliminar as aftas dentro de 24 a 48 horas.

Vale ressaltar que se a inflamação persistir por mais de uma semana, o dentista deverá ser consultado para uma avaliação minuciosa.