top of page

Dentes siso: saiba mais sobre a extração, quando tirar e seus mitos


Dentes siso: saiba mais sobre a extração, quando tirar e seus mitos

A extração dos dentes siso é um momento que gera muitas dúvidas, desconfortos e medo em alguns pacientes. Apesar destas inseguranças, esse procedimento cirúrgico é considerado simples e deve ser realizado quando o 3º molar (siso) não está bem posicionados na arcada dentária, em caso de dor ou incômodo constante.


O siso, também conhecidos como dente de juízo, ficam na parte posterior das arcadas e auxilia na mastigação junto aos outros molares. Ele é o último dente a nascer, geralmente erupciona quando as pessoas estão entre 16 a 20 anos de idade.



Como é a cirurgia


Realizada por um cirurgião dentista, a remoção do dente siso é simples e de baixo-risco, tendo duração de 30 a 50 minutos.



Recuperação


Após a cirurgia de extração do siso, é comum o local ficar inchado e ocasionar sangramentos. Além disso, o dentista recomenda alguns procedimento para evitar a dor e também para contribuir na cicatrização e recuperação, como compressas de gelo e remédios analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.


Durante a reabilitação, o paciente terá dificuldade para mastigar e ingerir alimentos. Com isso, uma alimentação leve deverá ser seguida. É importante também evitar alimentos quente, pois eles podem causar sangramento. O indicado pelos especialistas é a ingestão de produtos gelados, como sorvetes, gelatinas e picolés.



Mitos


O siso atrapalha a movimentação da boca, a fala e a respiração:

Mito. O dente siso não interfere na fala e na respiração. Pode acontecer de atrapalhar a movimentação da boca (mastigação) se a gengiva estiver inchada ao seu redor, devido a um processo chamado pericoronarite (inflamação da gengiva).



Mesmo antes de nascer, o siso está sujeito a cáries: Mito. Qualquer dente só estará sujeito à cáries se exposto ao meio bucal. Porém, se o siso estiver com uma parte exposta e outra sob a gengiva, e não houver uma higiene adequada, ele pode, sim, ter cárie.



Não é bom retirar os sisos na adolescência:

Mito. O momento da retirada deve ser avaliado pelo dentista em cada caso. Há estudos que indicam a idade ideal entre os 16 e os 18 anos, porque há somente 2/3 da raiz formada. Após esse período, a extração pode ser mais complicada.



Quem já extraiu um siso tem que tirar todos os outros: Mito. A recomendação dos dentistas é que, se foi retirado o siso superior do lado esquerdo, por exemplo, o inferior do mesmo lado também seja extraído. É o chamado dente antagonista.


Gostou deste blogpost? Então deixe seu comentário. A Odontologia Avançada Allegro é uma clínica odontológica no Vila da Serra com estrutura moderna, dentistas especializados e equipamentos de ponta. Agende sua consulta.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page