top of page

Odontopediatria: por que os cuidados com a saúde bucal devem começar logo no início da vida



A infância é um período muito importante que marca o início da vida, por isso é necessária muita atenção em todos os aspectos desta fase, inclusive na saúde bucal. Infelizmente sabe-se que hoje muitas pessoas têm medo de enfrentar a cadeira do dentista devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por isso, a odontopediatria é tão importante.



Primeira consulta


Antes de tudo é sempre importante procurar uma clínica e um profissional de confiança. Afinal, o odontopediatra acompanhará as mudanças ocorridas ao longo dos anos, tanto fisiológicas quanto emocionais.


Segunda a AAPD (Academia Americana de Odontopediatria), a primeira consulta de uma criança deve ser realizada já no primeiro ano de vida. A partir desta, é estabelecido um programa preventivo de saúde bucal e os pais são orientados a evitar hábitos que podem ser nocivos à futura dentição da criança.



Cuidados e visitas regulares


Os pais representam um fator importante e decisivo no sucesso do tratamento bucal da criança. No entanto, a prevenção não se limita somente em levá-los ao odontopediatra. Os bons hábitos devem ser criados no dia a dia. É preciso incentivar a higienização completa, com a escovação e o uso do fio dental na rotina dos filhos, mesmo que haja dificuldade. Essa dificuldade será amenizada com a correta orientação do profissional qualificado, fazendo com o procedimento seja cada vez mais suave para a criança, tornando-se habitual. A criança deve ir ao consultório, idealmente, no seu primeiro ano de vida e depois retornar de acordo com a orientação do odontopediatra. Mantendo este hábito, os pais garantirão o crescimento das crianças com a saúde bucal intacta.


Gostou deste blogpost? Então deixe seu comentário. A Odontologia Avançada Allegro é uma clínica odontológica no Vila da Serra com estrutura moderna, dentistas especializados e equipamentos de ponta. Agende sua consulta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page