Implantes: seu sorriso completo de orelha a orelha
Está faltando mais do que apenas motivos para sorrir? Então você talvez precise de um implante! Implantes dentários nada mais são do que suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente pelo cirurgião dentista, Implantodontista, no osso, abaixo da gengiva, para substituir as raízes dentárias que foram extraídas. Uma vez instalados, permitem recolocar um novo dente sobre eles restabelecendo a função, a estética e a recuperação da autoestima perdida.
O procedimento
Com base nos exames radiográficos, tomografia computadorizada e clínicos rotineiramente necessários o implantodontista poderá extrair o dente preservando o que resta do osso, e as vezes pode ainda instalar o implante imediatamente e até colocar um dente provisório sobre o implante. Prótese Imediata sobre o implante.
Porém, nos casos em que o dente já foi extraído há mais tempo ou sofreu um processo infeccioso, naturalmente ocorrerá uma perda óssea no local da extração, não restando osso suficiente para a instalação adequada do implante, portanto, será necessário fazer o Enxerto de Osso ou Transplante Ósseo no local para restabelecer o osso perdido e o paciente precisará esperar alguns meses até que ocorra uma neoformação óssea adequada para instalar o implante.
Tipos de implantes
O implante utilizado é o Ósseo Integrado uma verdadeira revolução da odontologia nos últimos anos no tratamento de pacientes com perda individual, parcial ou total dos dentes. Os implantes ósseo integrados são instalados pelo cirurgião dentista especialista em implantodontia por meios cirúrgicos, através de uma cirurgia minimamente invasiva e atraumática, diretamente no osso da maxila ou na mandíbula. Nesta fase transitória o paciente não ficará em momento algum sem dentes, usará uma prótese provisória.
Após o período de cicatrização ou nova organização óssea no entorno do implante, entre três a seis meses, uma segunda cirurgia de pequeno porte é necessária para expor o implante ao meio bucal, através do cicatrizador. Nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e, finalmente, um dente artificial com características semelhantes ao dente natural que tinha, é conectado e fixado ao implante, que poderá ser individualmente (apenas um dente) ou agrupado (vários dentes) em uma prótese que pode ser de quatro tipos:
1 - Prótese individuais
2 - Prótese do tipo protocolo
3 - Prótese overdenture
4 - Ponte fixa
Tempo de tratamento
Normalmente as cirurgias de implantes duram em média por um período curto, menos de uma hora.Em casos excepcionais, este tempo poderá ser estendido nos casos maiores. Normalmente nas cirurgias são utilizados anestesia local muito suportável, porém em Pacientes ansiosos ou temerosos, podemos utilizar o auxílio de um Médico Anestesista que reduzirá o tempo de cirurgias e será muito confortável para o Paciente. Sempre que possível, o Implantodontista colocará uma prótese provisória para manter o equilíbrio estético e funcional. Após uma semana, há um retorno à clínica para o controle pós-operatório e a remoção da sutura.
O tempo de tratamento como um todo até a cicatrização para iniciar as Próteses, dura nos procedimentos convencionais, pode levar em torno de 3 a 4 meses para implantes na mandíbula(região inferior) e de 4 a 6 meses na maxila(região superior). Sobre a durabilidade do implante, em 95% dos casos, se não for perdido nos dois primeiros anos de uso, ele pode durar a vida toda do paciente, dependendo dos cuidados que requerem do paciente no dia a dia e das revisões periódicas ao seu Dentista.
Gostou deste blogpost? Então deixe seu comentário. A Odontologia Avançada Allegro é uma clínica odontológica no Vila da Serra com estrutura moderna, dentistas especializados e equipamentos de ponta. Agende sua consulta.