top of page

Clareamento dental a laser ou caseiro? Qual é o melhor para você?



Você tem cumprido à risca todas as etapas da higiene oral, como escovar os dentes, usar fio dental e enxaguante bucal? Ainda assim seus dentes não tem sido os mesmos? Existe uma solução para isso e chama-se clareamento dental.


Porém, na hora de realizar o procedimento surgem várias dúvidas, como: Qual método utilizar? Auto aplicação supervisionada (caseiro) ou laser? É seguro? Quanto tempo o resultado se mantém?


Então, vamos lá! A Odontologia Avançada Allegro vai te ajudar a esclarecer todas essas dúvidas. Vamos começar com as definições:



O que é o clareamento dental caseiro?


Para começar, é bom destacar que o clareamento de auto aplicação supervisionada (caseiro) não quer dizer "improvisado". Muito pelo contrário, precisa ser acompanhado por um profissional especializado.


Este tipo de clareamento requer paciência porque leva mais tempo para obter resultado comparado ao método feito em consultório. Ele é feito com o auxílio de uma moldeira de silicone preenchida com um gel clareador e tem que ser aplicado todos os dias durante quatro ou cinco semanas, ou de acordo com a orientação do dentista.


O procedimento é seguro desde que seja feito sob orientação e acompanhamento de um profissional. Isso porque podem ocorrer algumas reações adversas como sensibilidade dentária ou inflamação do tecido gengival.


É importante salientar que o uso de bicarbonato de sódio, do vinagre e algumas outras substâncias caseiras, são altamente contraindicados por serem abrasivos e químicos.



O que é o clareamento dental a laser?


Esse método é feito exclusivamente no consultório dentário, utilizando um gel com concentração maior de ativo clareador. Praticamente sem contra-indicação, esta técnica garante resultados bem rápidos. O que vai determinar o número de sessões é o grau de manchas nos dentes.



Existe contraindicação?


Para quem apresenta tártaros, placa dental ou gengiva com sangramento, o clareamento a laser não é indicado. Estando livres desses problemas bucais, qualquer pessoa pode realizá-lo.


Antes de ser realizado o procedimento é preciso realizar uma avaliação e, dependendo do caso, alguns exames bucais.



Existe alguma particularidade?


No caso de pacientes muito jovens (abaixo de 17 anos) o tratamento deve ser indicado com cautela para não correr o risco de afetar a polpa dental. Mulheres grávidas devem aguardar até o fim da gestação, pois não existem dados suficientes que comprovem a segurança do procedimento nesse caso.


Para quem possui muitas restaurações dentárias ou prótese, deve ser pode precisar refazer esses trabalhos após o clareamento já que os dentes vão clarear e os materiais restauradores não.



Então, que tipo de tratamento devo escolher?


Ambos os métodos terão bons resultados. O que mais vai alterar é o tempo para realização do procedimento e para chegar ao resultado. O importante é contar com a ajuda de um profissional.


O ideal mesmo é a associação dos dois formatos. Mas, converse com seu dentista de confiança e defina o melhor jeito de realizar esse o clareamento.



Que cuidados devo tomar após o clareamento?


- Evitar o excesso de alimentos que contenham corantes, como café, refrigerante, vinho ou ketchup e investir em alimentos saudáveis no lugar dos industrializados.

- Consultar seu dentista para revisões periódicas.

- Manter a higiene oral após todas as refeições.


Gostou deste blogpost? Então deixe seu comentário. A Odontologia Avançada Allegro é uma clínica odontológica no Vila da Serra com estrutura moderna, dentistas especializados e equipamentos de ponta. Agende sua consulta.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page