ODONTOPEDIATRIA

DENTISTA PARA CRIANÇAS NO VILA DA SERRA

A odontopediatria tem como principais objetivos o diagnóstico, a orientação, a prevenção, o tratamento e o controle da saúde bucal dos bebês e crianças.

 

Além do cuidados com os dentinhos, o odontopediatra também cuida das mudanças fisiológicas e emocionais da criança. Muitas pessoas têm medo de enfrentar a cadeira do dentista devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por isso, a odontopediatria é tão importante.

A Odontologia Avançada Allegro oferece equipe profissional especializada nos cuidados com a saúde bucal dos pequenos, proporcionando um atendimento adequado, uma experiência agradável e um adulto com mais saúde bucal.

O que é a odontopediatria?


A especialidade não se limita só a área de saúde bucal das crianças, mas abrange um conhecimento multidisciplinar que, humanizado, reúne a família, o acolhimento, a educação e a qualidade de vida. A odontopediatra é, antes de tudo, educador não só das crianças, mas de toda a família. É preciso que um estilo de vida saudável seja construído cotidianamente, para que hábitos salutares se tornem uma realidade dentro de casa.                         

Na infância somos suscetíveis a exemplos, assim, quando práticas saudáveis são rotineiras entre familiares, mais facilmente os pequenos aderem a essa conduta. Compreender a criança como um ser humano completo talvez seja o fator mais importante para o êxito de um programa preventivo. Como princípio acredita-se que a prevenção não se resume somente ao controle da placa bacteriana ou ao uso de escova e ou do fio dental, mas diz respeito também à conscientização motivacional acerca da importância do acompanhamento profissional durante toda a vida das nossas crianças.
 

Por que desmistificar a odontologia para as crianças?


O mundo infantil é lúdico e é abrindo essa janela lúdica que se consegue entrar no mundo de cada criança.  A chave para cada um destes mundinhos específicos e individuais pode ser uma palavra, um gesto, um sorriso ou até mesmo um choro. A odontopediatra se conecta com cada criança dessa maneira especial, para então iniciar o atendimento.


Uma estratégia para tranquilizar a criança é começar o atendimento brincando de dentista e contando os dentinhos, ao mesmo tempo que aplica-se técnicas de manejo comportamental, como "Mostrar e Fazer". Dessa forma, é possível direcionar o atendimento clínico para uma experiência agradável e saudável.

Ambiente Individualizado de Atendimento


O acolhimento da Odontologia Avançada Allegro é direcionado e especifico para cada idade. Buscam-se informações prévias a fim de adequar o local às especificidades do paciente e da família.

 

O objetivo é que cada criança se sinta única e a mais próxima de suas predileções. A meta é que a consulta odontológica se torne mais agradável e que os procedimentos realizados possam ser executados tranquilamente.  Desta forma, é possível garantir a qualidade do atendimento sem perder a magia de estar lidando com bebês, crianças e adolescentes.

Profilaxia ou limpeza Dentária: Quando se inicia e periodicidade


A profilaxia ou limpeza Dentário infantil é um procedimento de incentivo. É recomendado a partir da erupção dos primeiros "dentinhos de leite". Deve ser realizado de acordo com a necessidade de cada criança e do contexto familiar. A profilaxia é uma forma de conscientizar a criança logo cedo sobre a necessidade da higiene bucal diária e de ensinar sobre a forma correta de escovação, indicação do tipo de pasta e escova dental, sem esquecer o uso do fio dental. A conscientização da família é importantíssima neste processo, na promoção de crianças “Zero Cárie”.

É necessário fazer canal em Dente de Leite?


O tratamento endodôntico na dentição decídua ou canal em dente de leite ocorre devido à cárie em nível avançado ou traumatismo que atinge a polpa dentária. A polpa é a camada mais interna do dente e é responsável pela "vida" do mesmo, onde temos a vascularização e a inervação. Portanto, quando a polpa sofre injúrias a sintomatologia dolorosa é intensa: dói muito! Tal dor provoca irritação na criança além de comprometer a alimentação. Se não tratado, quando a polpa na parte da raiz é atingida, se forma uma lesão que pode afetar o germe do dente permanente. Finalmente, o canal em um dente de leite deve ser realizado, mas o ideal é a prevenção.

Gravida pode ir ao dentista?


Sim, não só pode como deve ir ao dentista. As consultas da grávida ao dentista constituem o pré-natal odontológico que é muito importante tanto para mãe quando para o bebê. Umas das principais alterações da gravidez é o aumento do estrógeno e da progesterona e isto pode ser um fator para ocasionar o sangramento gengival e doenças periodontais, como a gengivite gravídica. 

 

As mudanças no corpo e em todo o estado emocional da grávida pode levar a um descuidado com os dentes. Podem ter dificuldade de escovação, pois a escova e a pasta podem provocar vômito. Até os enjoos e vômitos podem provocar uma desmineralização do esmalte dental favorecendo o aparecimento de cáries dentárias.  E neste momento o seu dentista é muito importante, para o acompanhamento com profilaxia, indicações de pasta dentais, fio dental e raspadores de língua. Além disto, a odontopediatra poderá auxiliar a mãe na amamentação e dieta do bebê nos primeiros meses de vida.